O Teu Sorriso

Traços leves e,
Atitudes de honra,
Honram o instante,
Que recebi o teu sorriso…

@@@

Com total altivez,
E, ao mesmo tempo,
Desprendimento,
Percebi o semblante sereno,
Leve e descompromissado,
Que saudou o meu dia!!!

@@@

Fiquei outro dia,
No aguardo deste mesmo sorriso,
Que causou ainda mais lirismo,
À tão aguardada presença!!!

@@@

Ah! Neste sorriso eu me acabo,
Expressão tão bem acertada,
Por Deus,
Que conseguiu reunir tantos ímpetos,
Na graça imperiosa de Ser!!!

@@@

A beleza que atinge os meus lábios,
Já consta dos autos do meu bem viver,
O teu sorriso já transformou,
Somou alegrias e muito mais amor!!!

@@@

Não tem mais jeito,
Na irradiação que projetou,
Maior luz e mais ação,
Desta passageira que segue,
Acredita e se encontra,
No teu sorriso …

Mili

Mãe 9.5

Mãe 9.5

Mãe 9.5

No dia dezenove de novembro, data da comemoração do aniversário da minha mãe, fiquei a refletir sobre o significado em repassar de tempos em tempos, a idade que chega, trazendo tanta desenvoltura , leveza, singeleza e a maior nitidez da fragilidade que ocupa, com traços tão sublimes e perfeitamente assentados da cabeça aos pés.

Liguei para dizer parabéns, visto que moro em outra cidade, mas ela já foi se deitar, repousar cedo e eu não consegui dizer os “Parabéns Mãe”, então, só tenho à esperar por mais um amanhã…

A certeza de que estará lá, sempre aguardando a chegada de cada filho é meu escudo de evitar a pensar algo ao contrário…

Coisas de filha apaixonada pela mãe que tem, independentemente das circunstâncias de resgates,entendimentos, vivências e coisas que somente eu e meus onze irmãos sabemos…

Hoje ainda, um pouquinho só mais madura, não sei se dei a conta do que é ter uma Mãe 9.5, pois ainda desabrocha em seus questionamentos de mãe, tantas formas ainda de menina, mulher que por vezes quer uns ajustes em seu corpito, sensualidade de mulher no seu cheiro e perfume tão encantador e o mais profundo de todos, a leitura do seu olhar.

Ah, o olhar da minha mãe, desde sempre, corrige, admira a sua cria, fazendo comparações de idades mais jovens, da qual a aceitação ou não da minha parte, pouco importa para ela e sendo mãe, é verdadeira e hoje eu sei , que ela sempre quer o melhor para todos os seus filhos.

Somente no amadurecimento, a carga de entendimento do que é ter uma mãe, avó, bisavó e tataravó desta idade é que se concluem, somente com a maturidade, os valores são interpretados na sua sequência e entendermos estes passos é a melhor escolha que fazemos, passo à passo, sem grandes exigências para com o outro como à nós mesmos…

Cada um é cada um, cada qual com sua vivência e interpretação do ser e seus significados, cabendo à cada integrante da família, resgatar à medida que amadurecemos, com amor e muita serenidade estas reflexões tão úteis para as gerações vindouras.

Creio que neste desenrolar de percepções da maturidade com todo o amor que aplicarmos às gerações que estão chegando, estaremos plantando bons frutos e conexões bem profícuas para quando chegarmos nesta idade.

Salve Mãezinha!!!!!!!!!!!!!

Mili

Poema Para Zezé

Olhares

 

 

Aparecida José

 

Desde então, irmã amada,

Seja no tempo que for,

Busco por mais palavras,

Atravessando os horizontes,

Nas melodias que canto,

Sem os versos,

Com pronúncias sem nexo…

Buscando estar à altura,

Das doces e firmes palavras,

Que tanto você conseguia,

Animar à qualquer custo!!!

 

@@@

Destacar o que?

Neste horizonte perdido!!!

Busco por tua essência,

Mesmo sabendo,

Que no mais ainda reside…

@@@

No muito mais que resplandece,

Mas, na minha egoísta,

Pequenina e frágil,

Maneira de enxergar,

Visão tão curta ainda,

Qual aprendiz à engatinhar!!!

@@@

Você é mestra,

Na essência forte e guerreira,

Que abriu em seu caminho,

Forte marcha da  sabedoria,

Acendendo os candelabros,

Da ignorância à maestria!!!

@@@

Sim, sois a própria magia,

Que alterou no espaço/tempo,

Muitas formas em aprender,

Percorrendo no extenso caminho,

Junto aos seus aprendizes,

Da maneira mais sublime,

Questionando e  aflorando o saber!!!

@@@

Nas muitas formas de raciocínio,

Percorre o extenso caminho,

Junto dos aprendizes,

Que exaltam,

Balbuciam ainda mais,

Na busca de maior brilho,

À esperar no aprender,

Em saber e responder,

O que é Ser???

@@@

Mili

 

 

 

Sentindo Na Pele

Sentindo Na Pele

Sentindo Na Pele

 

A maior parte da minha vida, paguei firmemente uma “boa” assistência médica.

Quando mais precisei na gestação e nascimento dos filhos, na medida do possível, se é que assim pode-se dizer, fui “amparada” por bons médicos e bons hospitais, isso tudo à uns vinte e tantos anos atrás.

À alguns dias, fiquei acamada, com sintomas mil e lá fui eu, a um Pronto Socorro Particular Conveniado, com bom atendimento.Sendo medicada, com injeções, inalação e lá permaneci por algumas horas.

Não sabia ainda, o que era fazer um procedimento chamado de  inalação ,nestas minhas andanças por mais de cinquenta e tantos  anos de idade, então imaginem, jamais dei esse custo de procedimento ao governo/assistência particular, desde a minha infância até o presente  estado da minha vida.

Logo no outro dia, tinha que receber outra inalação e o médico do Pronto Socorro que me atendeu, disse-me que poderia fazê-lo também no Posto de Saúde mais  próximo da  minha residência.

Como existe  perto de casa um Posto de Saúde, lá fui eu, tomar a segunda inalação.

Para meu espanto e dor, lógico, ainda estava com dor por todos os poros do meu corpo. Uma grande  insatisfação aumentou ainda mais as dores, ao deparar-me pela acomodação dos pacientes, logo que adentrei naquele recinto.

Segundo, a quantidade de pessoas que estavam na espera com as senhas nas mãos e tão  mal coordenadas pelas atendentes que pareciam também estarem mais num ringue de lutas do que num Posto onde deveriam cuidar da nossa Saúde.

Lá encontrei recepcionistas com atendimento degradantemente  tedioso e algumas enfermeiras entediadas pelo tudo do mundo, então imaginem, que tipo de tratamento por lá encontraria…

E como faço parte desse tudo, lá estava eu, decepcionada, pois era um recurso, de direito e com o qual , eu deveria contar, nesta hora de sufoco também para mim.

Que  absurdo, a quantidade de pessoas que iam de um lado para outro, procurando informações.

Muitos pacientes, na maioria idosos e crianças, mal acomodados e  muitos funcionários indo de lá para cá, sem educação.

Uns tantos enfermeiros mal educados  e médicos mal humorados com  tamanha falta de atenção.

Tudo o que presenciei, um absurdo, pois, fui até lá para ser atendida e de lá sai sem o atendimento, ou melhor, sem  a dita INALAÇÃO.

Fiquei até com medo, categoricamente, muito medo,  de lá sair com maior infecção.

Sai de lá mais deprimida e inferiorizada.

Isso tudo, é somente o fato de um dia!!!!!!!!!!!!

Raciocine a EDUCAÇÃO ,sob todos os ângulos e aspectos  na  repercussão da sua falta.

Mili

 

 

 

Parte Que Parte

Parte Que Parte

Parte Que Parte

 

A sensação silenciosa que acomoda os sentimentos, dentro de uma redoma sem fim ,  sem o brilho,  para que eu possa enxergá-la de vez em quando,  ou na falta que tanto anseia a sua presença.

Ficar estagnada, a espera de lances mais alegres, para esta vida que se esvai, diante as certezas de que não mais acontecerão,  nos júbilos de tua presença.

A inerte capacidade que se instala, em toda partida,  sem o adeus que conforma.

O brilho de um novo dia que começa, na difícil concentração do que é real e o que incomoda  aos olhos,  em cada amanhecer.

Sentir o frescor de cada manhã,  na expectativa de ouvir as palavras,  que tanto confortam,  na anunciação de um novo dia que está travado e cheio de amarras,  que se identificam,  em meio à  tantos descabidos fatos que se apresentam.

Seriam necessários muitos e muitos trajetos, percorrê-los numa estrada sem fim, enfim, não mais encontrar-te!

Serei eu também esta parte em algum dia, parte da história que se acabará , dando passagem para que outra se transforme e faça a sua trajetória,  nesta ação silenciosa que a vida promete e cumpre.

Ficam somente as ilusões e fantasias,  de sonhos e promessas que se estenderão à eternidade ,e , em algum instante,  se transformarão na união com outras ilusões concluídas e não concluídas, partes e mais partes que se partem e partem .

Na parte que parte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mili

 

 

Que Mal Tem?

 Que Mal Tem?

Não posso acreditar nas coisas que fiz, quando ainda era jovem, despojada  da maldade e entregue à ingenuidade total.

Alheia ao que o mundo despeja, com intenções de introduzir no ser que está à mercê deste total desprendimento…

No que diz respeito aos lances de seres mais preparados e que estão de olhos, principalmente, naqueles que estão à caminhar,na total observação, apenas do caminhar sem grandes e altos propósitos, apenas quer caminhar,  sentir o gosto e o sabor desta trilha cheia de surpresas, cores, brilhos, perfumes e exclamações por todos os cantos, de tão encantadora vibração que este ser se encontra…

Permanecer nesta faixa em questão, é o princípio da alegria jovial, da saúde em ordem, e principalmente, da cabeça que não está corroída, ainda, pela maldade  que adoece e  a falta de princípios generalizados, que somente dividem, subtraem e maltratam este ser que tenta apenas caminhar sem problemas, na agregação da alegria e capacidade de sentir somente o belo e o bom.

Por muito tempo persisti neste embalo de vibração.

Fazia graça e provocava espanto por onde passava, porque sempre acreditei que é desta maneira que o bem viver, acontece e derrama as suas bênçãos por onde se alcança.

O sonhar de olhos abertos, fazia parte deste embalo às ilusões que sempre se concretizavam, porque acreditava neste sonho tão bem galgado.

Ser e fazer feliz eram a parte do repertório que mais provocava indignação, nos olhares atentos e que nada entendiam,  por estarem fora desta faixa de frequência que estava a sintonizar.

De vez em nunca, encontrava seres que estavam com os mesmos propósitos, mas mesmo assim, sentia-me fora dos padrões estabelecidos para alcançarem tais objetivos.

E os  objetivos, que encontravam-se apenas no ter e sempre mais ter para ser feliz.

Era esta a passagem secreta que mais acumulava entulhos de tanto ter e não ser o suficientemente possível para acomodá-los e distribuí-los os tantos acumulados…

Por aqui vale uma reflexão valorosa, que é a relação entre o ser e ter e o que te motiva em ser nestes tempos assustadoramente sedentos exigindo sempre  mais e mais…

Mili

 

Parece Que Foi Ontem

IMG10353

Nas travessuras a que me submeti, nas avessas traquinas de adolescente, que persistem em seguir somente pra frente, para ser a campeã das campeãs,  nas medidas a que me propus…

Parece que ainda ontem, estava a cantar as músicas, tão belas melodias, que irradiavam os próximos passos à seguir…

Aquelas músicas de tão belas, faziam o anunciar de dias melhores, esperanças num hoje tão estendido, e bem mais de vinte e quatro horas e por conseguinte, em  melhores amores…

E a qualidade dos sons, que sabiam extrair de seus instrumentos o refinamento das notas, que passam quase que despercebidamente, mas, aqueles músicos sabiam apanhá-las e introduzi-las nos compassos adequados…

Éhhhhhhhhh, no ontem muito tenho à dizer, muito maior foi o meu sentir…

O sonhar fazia parte do meu sono, sem interrupção e sem delongas, conseguia um acordar num suspiro interminável e o espreguiçar fazia parte do ritual ao acordar  sem muito à pensar e se preocupar…

Instantes de buscas inusitadas em minha memória, traduzem o longínquo de  lembrança , fatos, coisas e consequências inspiradoras para este dia que recomeço e parece que foi ontem…

Mili

Olhar o Seu Retrato

Olhar o Seu Retrato

Olhar o Seu Retrato

 

Apanho o seu retrato,

E trato de ser breve,

Porque fere!!!!!!

@@@@

Este ser

Que guarda,

Com tamanha frenesi,

Na total empolgação,

Traços de um rei,

Perdido ,

Contaminado,

Pelas vestes destas terras,

Que só perdem,

Porque fere!!!!!!!

@@@@

Ainda resisto aos ataques,

Que me fazem nestas jaulas,

Fedorentas e apodrecidas,

Por tamanha vulgaridade,

Que se perdem,

Porque fere!!!!!!!!!!!!

@@@@

Os gritos de guerras,

Retardam na abundância,

De réplicas  conduzidas,

Contaminadas pelas consciências,

Absurdamente enlouquecidas,

Que  massacram,

Escravizam,

Do nada por nada,

E ainda fere!!!!!!!!!

@@@@

Não vou mais ver,

Este seu retrato,

Que somente anuncia,

Exala e enternece,

Buscas esquecidas,

Compadecidas e,

Não concluídas e,

Mesmo assim fere!!!!!!!!!!!!!

Mili

 

 

 

 

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

 

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeee

 

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Estou aqui a te chamar.

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Preciso de ti para me escutar.

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

O que a senhora acha melhor?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Posso deitar a minha cabeça em seu colo?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Faz um carinho em mim?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Tem algo para eu comer?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Prepara por favor,  um lanchinho porque estou tão apressada!

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Fica aqui comigo, porque estou com tanto medo…!

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Onde está a roupa que vou colocar?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Onde deixei os meus óculos? Me ajuda a encontrá-los?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Não me deixa esquecer o meu compromisso de amanhã?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Me acorda amanhã bem cedinho?

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Esta semana estou a refletir as tantas vezes que te requisitei, sem medir o tanto que pedi, no conforto de  sempre ser atendida.

Sempre ouvi nas  suas sábias palavras: (-Tenha paciência minha filha,  que ao final, tudo se resolve…)

Palavras que me confortaram nas inúmeras vezes  de tamanha rebeldia e nada entendia da vida.

Semana de preparação para o Dia das Mães.

Reflita voce também sobre esse valor que nos acostumamos e achamos que sempre estará lá quando mais precisarmos.

Reflita esse amor tão concentrado,  que por mais desaforos que um filho faça, a mãe estará lá, pronta a entendê-lo e conduzí-lo.

Reflita sobre o olhar de mãe, o calor de suas mãos e o perfume que só mãe tem…

Manhêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Eu te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A Sua Benção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mili